Instituto UFC Virtual realiza cursos on-line sobre docência; inscrições têm início nesta terça-feira (4)

O Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará, promove, a partir do mês de agosto, três cursos destinados a docentes. São eles: Tecnodocência – Abordagem VisualCorpo e Docência; e Gamificação e Docência. As formações virtuais terão duração de três meses, totalizando 64 horas-aula.

As inscrições ocorrem a partir de terça-feira (4) e seguem até o dia 12 de agosto, exclusivamente pela Internet. Cada curso oferece até 100 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição.

O Curso Tecnodocência – Abordagem Visual é aberto a docentes do ensino superior em geral e pretende utilizar recursos digitais para implementar técnicas, métodos e estratégias visando ao desenvolvimento de materiais destinados à docência. Os interessados deverão preencher formulário eletrônico e informar dados como endereço de e-mail válido e CPF. A previsão é que a formação se inicie no dia 13 de agosto.

Destinado exclusivamente a professores da UFC, o Curso Corpo e Docência busca refletir sobre o corpo docente e sua relação com as didáticas e metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem. Pretende ainda proporcionar um momento de construção para a apropriação do corpo docente e sua integração com a docência. As inscrições ocorrerão on-line. O curso está previsto para começar no dia 13 de agosto.

Também restrito a professores da UFC, o Curso Gamificação e Docência tem o objetivo de aplicar técnicas de mecânica de jogos e gameplay em ações didáticas e metodológicas integradas à docência com a finalidade de criar outros espaços de ensino, aprendizagem e avaliação. As inscrições ocorrem via formulário eletrônico e o início da formação está prevista para o dia 18 de agosto.

Os cursos são coordenados pelos professores Robson Loureiro e Luciana Lima, do Instituto UFC Virtual. Mais informações são obtidas pelo e-mail: tecnodocencia.lab@gmail.com.