Cursos Livres EAD – UFC

on

Olá a todos e todas!

Nossa sociedade está passando por uma dura prova, na forma de uma pandemia, que tem nos levado ao isolamento em nosso lares e à reformulação de nossas atividades. A universidade não poderia passar ao largo de tal evento sem contribuir para a comunidade em prol da Educação, seu primeiro e grande dever social. Desta forma, a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto Universidade Virtual, vem oferecer um conjunto de cursos autoinstrucionais para alunos e professores da universidade. Inicialmente, são oito cursos ofertados no ambiente virtual Solar (http://solarcursos.virtual.ufc.br). Dentre os 8 cursos ofertados, 6 deles terão uma avaliação no final. Os aprovados receberão, por e-mail, uma declaração de que concluíram o curso. Os outros 2 cursos ofertados são sem avaliação e sem declaração no final.

DATAS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

Número de vagas por curso: 100 (cem).

Observação: Os 100 primeiros a solicitarem matrículas serão aceitos nos cursos.

Período de Matrícula: 20/05/2020 a 27/05/2020.

A solicitação de matrícula deverá ser realizada no ambiente Solar Cursos em http://solarcursos.virtual.ufc.br. Alunos e professores da UFC podem utilizar os mesmos dados de login e senha do SIGAA para acessar o ambiente. A matrícula poderá ser solicitada seguindo o passo a passo disponível no vídeo: Vídeo passo-a-passo, clique aqui.

Observação: Ressaltamos que sua matrícula poderá ser efetivada até o início do curso.

Período dos cursos: 26/05/2020 a 07/07/2020.

Para os 6 cursos com avaliações online, estas ficarão disponíveis no período de 25/06/2020 a 02/07/2020. Cada aluno terá o direito a fazer somente uma avaliação por curso. Você terá sua nota imediatamente após a finalização da prova, mas a situação final do curso (aprovado ou reprovado) será definida apenas após o término dele, 07/07/2020.

Média da Avaliação para que o candidato seja aprovado no curso: 7,0 (sete).

Os alunos aprovados terão direito a uma declaração de conclusão do curso, que será enviada por email em 15 dias úteis.

Os dois cursos que não tem declaração não possuem avaliação on-line e seu término será 07/07/2020.

Os 06 cursos autoinstrucionais COM declaração são:

  1. Luz, câmera e criação: como fazer vídeos digitais para redes sociais: UNIDADE 1: Apresentação do Curso; UNIDADE 2: Fundamentos básicos; UNIDADE 3: Utilizando Software de Edição de Vídeos; UNIDADE 4: Publicação de vídeo em Redes Sociais (24 h/a).
  1. Desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático com programação de forma lúdica: UNIDADE I: Fundamentos de programação com Scratch; UNIDADE II: Fazendo seus Primeiros Programas; UNIDADE III: Atividades Finais (20 h/a).
  1. Educação em ação contra o Aedes aegypti: (Para Professores) UNIDADE 1: Apresentação do curso; UNIDADE 2: Introdução aos arbovírus e ao Aedes aegypti; UNIDADE 3: A importância e as atribuições dos Agentes de Saúde e de Combate a Endemias (ACE) no combate ao Aedes aegypti; UNIDADE 4: Metodologia do Programa Aedes em Foco; UNIDADE 5: Uso do programa Aedes em Foco; UNIDADE 6: Metodologia de Projetos aplicada ao combate de Aedes aegypti (40 h/a).
  1. Criar, programar e jogar: Criando jogos digitais: UNIDADE 1: Apresentação do curso; UNIDADE 2: O que são jogos digitais; UNIDADE 3: Criando um jogo da forca com Scratch; UNIDADE 4: Criando um jogo estilo Space Invaders com Scratch; UNIDADE 5: Atividade Final:  Que jogo poderia criar para tornar o mundo melhor? (30 h/a).
  1. Introdução à Língua Estrangeira – Espanhol – I: I-A – Funções pragmáticas e comunicativas para o desenvolvimento da compreensão e produção oral em um nível básico da língua espanhola. O aluno estudará estruturas necessárias para apresentar e perguntar sobre dados pessoais, falar sobre ações habituais e a frequência em que pratica suas ações, descrever pessoas, expressar opinião, fazer comparações, expressar gostos e preferências, etc. Além disso, estudará fonemas da língua espanhola e o vocabulário relacionado a cada conteúdo (30 h/a). I-B – Diferentes tipologias e gêneros textuais voltados tanto para a prática de sua recepção como de sua produção em língua estrangeira (espanhol). Noções teóricas e aplicações práticas (30 h/a).
  1. Introdução à Língua Estrangeira – Inglês I: I-A – Estudo dos aspectos gramaticais e lexicais da língua inglesa, incluindo: Lição 1: Nice to meet you. Gramática: Verbo to be (formas negativa e afirmativa); Pronomes pessoais e Pronomes Possessivos. Vocabulário: cumprimentos, alfabeto, números. Lição 2: Knowing you, Knowing me. Gramática: verbo to be (forma interrogativa). Vocabulário: question words, nacionalidades. Lição 3: Knowing more about you and me – filling forms. Gramática: artigos indefinidos (a/an). Vocabulário: profissões. Lição 4: Home sweet home. Gramática: There to be, preposições de lugar, pronomes demonstratives, some and any. Vocabulário: móveis, objetos de uma casa. Lição 5: Places and Directions: the city. Gramática: Verbo to be (perguntas com o “where”), forma imperativa, preposições de lugar. Vocabulário: locais e direções, meios de transporte (30 h/a). I-B – Sessões de leitura – Níveis de compreensão: compreensão geral, compreensão de pontos principais e compreensão detalhada; Estratégias de leitura: predição, identificação de cognatos, identificação de marcas tipográficas, identificação de palavras repetidas, skimming, scanning, seletividade, palavras-chave, identificação de pontos principais e função retórica do texto; Aspectos léxico-gramaticais: grupos nominais, classe de palavras, formação de palavras, grau de adjetivos, tempos verbais, verbos modais, referência textual e elementos de ligação. Sessões de escrita – Aspectos textuais: conceito de texto, gêneros e tipos de texto, organização estrutural de parágrafos e textos, noções de coesão e coerência, descrição, comparação e contraste, classificação e persuasão (30 h/a).

OBS: Não há pré-requisitos e o processo de avaliação será automático, por meio de uma prova online. 

Os 02 cursos autoinstrucionais SEM declaração são:

  1. Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: Ensino de Química: Introdução: Revendo os conceitos de EH e MA; Unidade 1: Sala de Aula Invertida aplicada ao ensino de Propriedades da Matéria; Unidade 2: Laboratório rotacional aplicado ao ensino de Estrutura Atômica; Unidade 3: Rotação por estações aplicada ao ensino de Ligações Químicas; Unidade 4 – Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em Times (Team-based Learning) aplicada ao ensino de Funções Inorgânicas; Unidade 5 – Sugestões de técnicas de metodologias ativas (20 h/a).
  1.  Ensino Híbrido e Metodologias Ativas: Ensino de Biologia: Introdução: Revendo os conceitos de Ensino Híbrido (EH) e Metodologias Ativas; Unidade 1: Rotação por estações aplicada ao ensino de Fisiologia Humana (Sistema Digestório); Unidade 2: Laboratório rotacional aplicado ao ensino de Microbiologia; Unidade 3: Sala de Aula Invertida aplicada ao Ensino da Transcrição e Tradução do Dna; Unidade 4 – Aprendizagem através de projetos aplicada ao ensino de Botânica; Unidade 5 – Sugestões de técnicas de metodologias ativas. (20 h/a).

Qualquer dúvida, entre em contato com nosso setor de Atendimento por meio do e-mail atendimento@virtual.ufc.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *