Ex-aluno da UFC Virtual passa em seleção de mestrado da UECE

“A modalidade a distância dá ao estudante a oportunidade de conquistar o mundo”.

“A modalidade a distância dá ao estudante a oportunidade de conquistar o mundo”, afirma Assuério Marcos. O ex-aluno do Curso de Licenciatura em Letras-Português, vinculado ao Instituto UFC Virtual/UAB, foi aprovado na seleção de mestrado, cujo tema do projeto é “O Cordel: uma ferramenta de multiletramentos para a sala de aula”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

A sua linha pesquisa foi destinada à Linguagem, Tecnologia e Ensino, mais especificamente ao grupo de estudos: Multiletramentos e Letramento Digital: processo de produção de material didático. “Eu tenho me dedicado a trabalhar a literatura de cordel porque encontrei nela um grande potencial para dinamizar as aulas e consolidar a aprendizagem com os alunos. É um tipo de poesia narrativa que possibilita o aproveitamento multidisciplinar, ou seja, dá para utilizar o cordel para trabalhar o ensino de qualquer conteúdo em sala de aula”, afirmou.

A inscrição com a entrega do projeto foi até 16 de agosto. Marcos teve que correr para finalizar tudo. “Bem, me apertei, iniciei a digitação 15 dias antes do prazo final. Escrevi o primeiro rascunho, pedi ajuda para uma vistoria de dois amigos, um professor que trabalha comigo que já tem doutorado pela UFC – Prof. Dr.Jackson – e a Dra. Gildenia Moura que atua na CREDE 1”, comentou.

Depois da entrega do projeto, mais uma fase de desafios: “Quando enviei o projeto comecei a leitura das 10 obras que foram indicadas pela minha linha de pesquisa. Fui aprovado na primeira fase, o projeto foi aceito. Lá, tínhamos 5 temas para que fosse escolhido 1 por sorteio na hora da prova. O tema escolhido foi o que eu mais havia me identificado (Multiletramentos)”, conta Marcos.

Na segunda-feira, 07 de outubro de 2019, Marcos recebeu o resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, onde pleitou uma vaga para mestrado.  “Eram 12 vagas para a linha de pesquisa e 2 vagas para o grupo ao qual submeti o meu trabalho. No resultado final, fomos 10 finalistas de 12 vagas entre os quais eu sou o 4º lugar”, disse ele.

Ensino a distância

Nascido na cidade de Mombaça, sertão central no interior do Ceará, filho de agricultor da roça que ajudava o pai a capir o mato com mais 5 irmãos pequenos. Na vida dura do sertão, Marcos passou 15 anos sem perspectiva. Porém, depois de alguns anos e muitas tentativas para melhoria de vida, em 2014, Marcos ingressou na UFC Virtual/UAB. “Fui selecionado para o curso de Letras Português, uma área pela qual sempre tive grande estima, numa universidade que possui as melhores creditações do país e, o melhor, semipresencial! Estava melhor que encomenda!”, disse ele.

Durante muito tempo Marcos precisou trabalhar. Segundo ele, a flexibilidade de horários no Curso EaD da UFC/UAB ajudou a dar “continuidade aos estudos, visto que quem trabalha e estuda precisa de certa autonomia para prosseguir”.

Sobre a importância de ter estudado num curso a distância (EaD) da UFC/UAB, Marcos enfatiza: “Serei multiplicador desta modalidade e trabalharei para que muitas outras pessoas tenham a oportunidade de realizar seus sonhos, acreditando que estamos no rumo certo! A modalidade a distância dá ao estudante a oportunidade de conquistar o mundo! Podemos sonhar e lutar por eles. Assim como os alunos dos cursos presenciais, nossos sonhos são possíveis dentro desta modalidade e estão em nossas mãos!”, finalizou.

Apaixonado pela modalidade Educação a Distância (EaD), naquele mesmo ano que concluiu a graduação em Letras-Português, iniciou uma pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Cândido Mendes (RJ), também a distância.

Planos para o futuro

Assuério Marcos trabalha como professor da rede estadual de educação do Ceará – SEDUC, e atua na escola EEMTI – Professor Edmilson Pinheiro no Jereissati II em Maracanaú/CE. No início de 2020 colará grau na pós-graduação, e iniciará o mestrado na UECE, já prospectando o doutorado em seguida.