Recursos educacionais desenvolvidos pelo Instituto UFC Virtual são premiados durante congresso em Recife

on

Os recursos educacionais digitais “Divertix” e “Qual o seu pedido?”, desenvolvidos por pesquisadores do Instituto UFC Virtual para fomentar o aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa no ensino fundamental, foram premiados no IV Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). O evento foi realizado de 28 a 30 de agosto, em Recife (PE).

Os pesquisadores são vinculados ao Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e ao Laboratório de Mídias Educacionais (LME). O grupo e o laboratório reúnem estudantes de diversas áreas com o objetivo de criar recursos que tornem o ensino básico mais atraente e melhorem a aprendizagem.

No “Divertix”, os estudantes podem desenvolver habilidades de interpretar, montar e tomar decisões baseadas em dados e gráficos, no contexto de uma redação de revista que teve o sistema de computadores invadido por um vilão que busca impedir a publicação da última edição do produto. No jogo, os alunos são convidados a participar de diversas atividades para restaurar os textos da revista danificados durante a invasão e terminar as reportagens a tempo da publicação.

O jogo alcançou o segundo lugar da categoria Recurso Educacional Digital (RED), que premia softwares, jogos e aplicativos que apoiem os processos de ensino e aprendizagem. O “Divertix” foi produzido por Joyce Sousa, Lídya Monteiro e Márcia Medeiros, colaboradoras do PROATIVA; Antonio Nathan Souza, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais; Danilo de Souza e a Profª Juscileide Braga, da Faculdade de Educação; bem como os professores Maria de Fátima Costa e José Aires, do Instituto UFC Virtual.

Imagem: desenho de uma cardápio de restaurante aberto, com pratos de comida em cima dele. Acima, desenho de uma placa oval marrom com a frase Qual o seu pedido? na cor branca

Por sua vez, o jogo educacional “Qual o seu pedido?” foi concebido para trabalhar o gênero cardápio. Nele o aluno assume as funções de cliente, garçom ou garçonete e de chef de cozinha para trabalhar a leitura através da produção de menus em um restaurante multiregional. O recurso utiliza-se ainda de avatares e recompensas para engajar os alunos nas tarefas.

O produto foi o terceiro colocado também na categoria Recurso Educacional Digital. A produção foi de Mércia Valéria Figueiredo e Rayssa Hitzschky, da Faculdade de Educação; Danilo Coelho Sousa, colaborador do PROATIVA; Gilson Gomes, colaborador do LME, e dos professores Raquel Santiago e José Aires, do Instituto UFC Virtual.

Os dois trabalhos foram desenvolvidos como parte do Projeto Mídias Digitais na Educação (MIDE), financiado pelo Ministério da Educação e que visa criar um conjunto de recursos educacionais digitais de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Todos os recursos estão fundamentados na Base Nacional Comum Curricular e encontram-se disponíveis para livre acesso na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais.

Fonte: UFC Informa

2 thoughts on “Recursos educacionais desenvolvidos pelo Instituto UFC Virtual são premiados durante congresso em Recife

    1. Olá, José. Agradecemos seu contato. No momento ainda não temos previsão para seleção dos cursos de graduação EaD. Quando surgirem novas vagas ofertadas, elas serão divulgadas anteriormente por edital próprio através do portal da UFC Virtual (www.portal.virtual.ufc.br), do site da CCV (http://www.ccv.ufc.br) e das redes sociais: Facebook (https://www.facebook.com/ufcvirtual) Instagram (https://www.instagram.com/ufcvirtual) e Twitter (https://twitter.com/ufcvirtual).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *