CONSUNI aprova novas regras para distinção acadêmica na graduação

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou a resolução que estabelece novas regras para o recebimento das distinções acadêmicas por alunos graduados, que são reconhecimentos ao alto nível acadêmico alcançados durante os estudos realizados. As alterações passaram a valer a partir de janeiro de 2019.

O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a 10 para cada curso, podendo ser no máximo 2 para summa cum laude, 4 para magna cum laude e 10 para cum laude. O requerimento da distinção, que antes era sem prescrição, deve ser feito no período de 1 a 8 de fevereiro, de acordo com o Calendário Acadêmico. O estudante perderá o direito à honraria caso perca o prazo.

Os critérios estabelecidos para as distinções acadêmicas são:

• Tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico do Curso;
  • Carga horária de aproveitamentos internos e/ou externos não superior a 20% da carga horária total prevista do curso;
  • Ausência de reprovações e/ou trancamentos em componentes curriculares;
  • Ausência de sanção disciplinar;
  • Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500.

Uma mudança importante é que alunos participantes de intercâmbio em outros países terão o prazo para término do curso ajustado de acordo com o tempo que passarem no exterior.

Saiba mais:

Formulário de Requerimento, clique aqui.

RESOLUÇÃO 45/CONSUNI, clique aqui

PORTARIA 41/2018, clique aqui

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331