EAD: Semestre letivo 2019.1 terá início no dia 12 de fevereiro; CEPE aprovou calendário

on

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na tarde dessa segunda-feira (26), o calendário universitário de 2019. A relatoria da matéria ficou a cargo do pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques, que destacou a quantidade de eventos para o próximo ano, como a colação de grau do semestre de 2018.2 das primeiras turmas do Campus da UFC em Crateús, marcada para 25 de janeiro, e os 50 anos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em junho.

Outro destaque é a unificação dos calendários acadêmicos no segundo semestre para cursos de graduação presencial, de ensino a distância (EAD), pós-graduação e Casas de Cultura Estrangeira.

Pelo documento, o primeiro semestre de 2019 começará no dia 18 de fevereiro e completará os 100 dias letivos no dia 26 de junho para Casas de Cultura Estrangeira e em 27 de junho para cursos de graduação presencial e pós-graduação. No caso de cursos de EAD, as aulas irão do dia 12 de fevereiro ao dia 24 de junho. Já o período letivo de 2019.2 começará em 5 de agosto, simultaneamente, para graduação presencial e a distância, cursos de pós-graduação e Casas de Cultura Estrangeira. As aulas irão até o dia 6 de dezembro para todos os cursos.

O pró-reitor de Graduação chamou a atenção ainda para mudança no período de trancamento total de curso. De acordo com ele, os alunos que tenham qualquer impedimento para realizar o semestre 2019.1 precisam fazer o trancamento total no momento da matrícula curricular da primeira fase, no período de 21 a 23 de janeiro.

“O aluno que tem exercício de emprego que o impede de frequentar aula naqueles horários ou que tem alguma enfermidade igualmente impeditiva deve ir [trancar o curso] no momento da primeira fase da matrícula para evitar que ele consiga pegar a vaga de um aluno que está precisando dela”, explicou o pró-reitor.

Na ocasião, o pró-reitor de Graduação também destacou as datas dos próximos Encontros Universitários da UFC. Em Fortaleza, o evento ocorrerá de 23 a 26 de outubro. Em seguida, o Campus de Sobral promoverá os Encontros Universitários nos dias 30 e 31 de outubro. No mês seguinte, o evento ocorrerá, de 4 a 9, em Crateús, de 6 a 8, em Russas e, de 20 a 22, em Quixadá.

O calendário universitário de 2019 contempla todos os feriados religiosos e cívicos nacionais, assim como os feriados estaduais e municipais de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Também integram o calendário eventos como congressos e semanas de cursos e unidades acadêmicas da UFC.

O calendário completo será divulgado em breve no Portal da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

11 thoughts on “EAD: Semestre letivo 2019.1 terá início no dia 12 de fevereiro; CEPE aprovou calendário

  1. Bom dia!
    No semestre 2019.1, será ofertado o curso de Administração Pública no polo de Beberibe? Quem foi o ENEM em 2016 poderá participar do processo?

    1. Bom dia, André!
      No momento ainda não temos data para seleção dos cursos de graduação EAD. E ainda não temos a relação de quais cursos e polos ofertarão vagas. A previsão para novas entradas será em 2019.1. O Edital de seleção, que é específico para essa modalidade de ensino, será divulgado através do portal da UFC Virtual (www.portal.virtual.ufc.br), do site da CCV (www.ccv.ufc.br) e das redes sociais (www.facebook.com/ufcvirtual) e (www.instagram.com/ufcvirtual).

    1. Oi, Adriana!
      A forma de ingresso nos cursos EAD é através da nota do Enem. Mas ainda sem previsão de qual ano a nota será levada em conta. No momento não estamos com inscrições abertas para cursos de graduação EAD. O Edital de inscrição é específico para essa modalidade de ensino. A previsão para novas entradas será em 2019.1. Você precisa esperar o Edital que será divulgado através do portal da UFC Virtual (www.portal.virtual.ufc.br), do site da CCV (http://www.ccv.ufc.br) e das redes sociais (https://www.facebook.com/ufcvirtual) e (https://www.instagram.com/ufcvirtual).
      A lista dos cursos disponíveis encontra-se divulgada no seguinte endereço: http://ead.virtual.ufc.br/

    1. Olá, Gabriela!

      No momento ainda não temos data para seleção dos cursos de graduação EAD. E ainda não temos a relação dos polos que ofertarão vagas. A previsão para novas entradas será em 2019.2 O Edital de seleção, que é específico para essa modalidade de ensino, será divulgado através do portal da UFC Virtual (www.portal.virtual.ufc.br), do site da CCV (www.ccv.ufc.br) e das redes sociais (www.facebook.com/ufcvirtual) e (www.instagram.com/ufcvirtual).

    2. Olá, Gabriela!
      No momento ainda não temos data para seleção dos cursos de graduação EAD. E ainda não temos a relação dos polos que ofertarão vagas. A previsão para novas entradas será em 2019.2 O Edital de seleção, que é específico para essa modalidade de ensino, será divulgado através do portal da UFC Virtual (www.portal.virtual.ufc.br), do site da CCV (www.ccv.ufc.br) e das redes sociais (www.facebook.com/ufcvirtual) e (www.instagram.com/ufcvirtual).

    1. Oi, Lucia. Não temos admissão de graduados nos cursos EAD do Instituto UFC Virtual. A forma de ingresso é através da nota do Enem. Mas ainda sem previsão de qual ano a nota será baseada. No momento não estamos com inscrições abertas para cursos de graduação EAD. O edital de inscrição é específico para essa modalidade de ensino. A previsão para novas entradas será em 2019.1. Você precisa esperar o edital de seleção que será divulgado através do portal da UFC Virtual (www.portal.virtual.ufc.br), do site da CCV (http://www.ccv.ufc.br) e das redes sociais (https://www.facebook.com/ufcvirtual) e (https://www.instagram.com/ufcvirtual).
      A lista dos nossos cursos EAD encontra-se divulgada no seguinte endereço: http://ead.virtual.ufc.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *