Período de Reabertura de Matrícula 2019.1 segue até sexta-feira (14)

De acordo com o Calendário Acadêmico, de 10 a 14 de setembro é o período de solicitação de Reabertura de Matrícula para o semestre 2019.1 Alguns casos de matrículas canceladas ainda permitem uma chance de retorno do aluno à UFC. Portanto, os interessados na reabertura da sua matrícula devem entregar o requerimento no polo de ensino no período estipulado no calendário acadêmico semestralmente.

Junto ao requerimento, deverá ser anexado uma exposição de motivos e seu histórico acadêmico. A solicitação será analisada na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Caso o pedido tenha sido deferido, a coordenação de seu respectivo curso irá elaborar um plano de estudos que, junto com o termo de ciência, deve ser assinado pelo aluno.

Somente após esse procedimento a matrícula é reaberta e o aluno passa a ter acesso, dentro do período definido pela Secretaria Acadêmica, à efetivação de sua matrícula. Ao assinar o termo de ciência o aluno compromete-se a não reprovar mais por falta assumindo o risco de ter matrícula cancelada definitivamente.

Acesse o requerimento de Reabertura de Matrícula aqui

22 thoughts on “Período de Reabertura de Matrícula 2019.1 segue até sexta-feira (14)

1. Boa noete, eu tranquei a minha em 2013, sera que consigo re abrir?
    Tem mais uma coisa eu não lembra mais meu numero de matricula…. quero ver se consigo terminara graduação.
    Grato…..

2. Bom dia! Eu perdi o processo de matricula de disciplinas no período 2018.2 e minha matricula agora está como “cancelada”, e perdi também o período de reabertura de matricula que teve agora em setembro. Ainda posso solicitar essa reabertura em 2019?

1. Estou na mesma situação. Pode sim, desde que você não esteja sem vínculo por mais de quatro semestres, consecutivos ou não, você pode solicitar a reabertura.

3. Boa noite.No começo do ano,assinei um papel de desistência por motivo de doença nao verifiquei quê era definitivo,Tentei reabertura, mas foi indeferido.Coloquei nova justificativa e atestado médico por sugestao do setor, desea vez p/ análise superior.A casos indênticos ao meu será que tenho chance?

1. Olá, Edilson! Compreendemos que são vários os fatores que o estudante pode ter o vínculo cancelado com a UFC. Um deles é o abandono do curso sem realização de trancamento total ou matrícula institucional. A UFC permite que o aluno interrompa o curso por diversas maneiras, até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, consecutivos ou não. No entanto, esta interrupção precisa ser solicitada, aceita e registrada para evitar o cancelamento de matrícula (consulte informações sobre trancamento total, trancamento parcial e matrícula institucional no portal dos cursos EAD: http://www.ead.virtual.ufc.br, em Normas Gerais).
      Caso você não tenha feito nenhum pedido de trancamento e seu status de matrícula estiver como “Cancelado”, você terá que passar por um novo processo seletivo. Entre os motivos da matrícula ser cancelada estão: reprovação por falta em mais de quatro disciplinas e reprovação por falta após o aluno ter assinado Termo de Ciência para liberação de matrícula bloqueada. No entanto, as disciplinas cursadas não são perdidas, caso o estudante seja admitido em um novo processo seletivo pode pedir aproveitamento de estudo no novo curso.

4. Bom dia! O setor responsável me orientou a fazer novo reguerimento de reabertura de matricula, dessa vez p/ análise superior com todas as justificativas inclusive afirmando quê assinei o termo de cancelamento por engano sem verificar por. motivo de incapacidade psicológica no momento quê era definitivo,Tenho transtorno bipolar,conforme atestado médico.Estou com esperança pois me orientaram a um segunda tentativa.Há análize superior p/ reverssåo de cancelamento? Há casos Como o meu?

1. Boa noite! Meu nome é Edilson Rodrigues Campos,me matriculei no curso de matemática Licenciatura.A PROGRAD me orientou a preencher novo reguerimento de reabertura de matrícula, após indeferimento,dessa vez para análise superior com todas as justificativas,inclusive afirmando quê assinei um termo de desistência por engano e por motivo de incapacidade psicológica, no momento da assinatura, não pedí maiores explicações assinei o documento. Tenho transtorno bipolar conforme atestado médico em anexo Estou com esperança, pois me orientaram à uma segunda tentativa Há casos como o meu? Há análise superior para reversåo de cancelamento? Me respondam por favor

1. O setor da prograd após solicitar segundo formulário de reabertura,diferente do primeiro,após indeferimento,p/ outro tipo de análise,falou quê telefonaria,nesse caso devo aguardar telefonema ou só na reabertura de matrícula? e qual a data da 1a de 2019?

5. Ola. Tive a matrícula cancelada em 2018.2 por não ter feito a matrícula institucional…alem disso já excedi o tempo de conclusão. Mas faltam apenas duas disciplinas para terminar o curso e não estou sem vínculo por mais de quatro semestres… será que dá certo se eu tentar a reabertura?

1. Olá, Freitas.

No entanto, caso seu status de matrícula estiver como “Cancelado” você terá que passar por um novo processo seletivo ou fazer o pedido de Reabertura de Matrícula. Para esse último caso, consulte o requerimento de solicitação na seção “Termos e Formulários” e a data específica no “Calendário Acadêmico”, no portal dos cursos EAD: http://www.ead.virtual.ufc.br.
      O período especificado está no portal: http://www.ead.virtual.ufc.br.