Diferenças entre Matrícula Bloqueada x Matrícula Cancelada

Se na hora de fazer matrícula (período 2018.1: 23 a 26 de janeiro) aparecer a seguinte mensagem na tela do sistema Módulo Acadêmico: “O aluno excedeu o limite de reprovações por frequência (Resolução 12/CEPE de 19/06/2008)” é porque sua matrícula está bloqueada.

O que aconteceu para bloquear a matrícula?

A Resolução 12 prevê que o estudante de graduação que contrair 2 (duas) reprovações por frequência na mesma disciplina ou atingir um total de 4 (quatro) reprovações por frequência em disciplinas do curso terá sua matrícula do semestre subsequente bloqueada.

E agora?

Para desbloquear a matrícula, o aluno deve procurar o polo de apoio presencial, no período de matrícula, e solicitar a assinatura do Termo de Ciência ao Coordenador de polo. Assim, o estudante terá a matrícula desbloqueada para prosseguir com a escolha de disciplinas. No entanto, com a assinatura do termo, o aluno se compromete a não mais contrair reprovação por falta. Caso volte a reprovar por falta poderá ter a matrícula cancelada definitivamente com a instituição.

E a Matrícula Cancelada, o que é?

Se você não tiver feito matrícula ou trancamento de matrícula no semestre anterior certamente sua matrícula está cancelada e não será disponível a opção para efetuar matrícula no sistema. O aluno com matrícula bloqueada pode ver a sua situação no histórico em: Situação do aluno: Cancelado.

O que fazer quando tiver matrícula cancelada?

Há um período específico destinado às solicitações de reabertura de matrícula. O aluno precisa preencher o formulário específico, anexar o histórico escolar e justificar a reabertura de matrícula. Os casos serão avaliados pela Universidade. Após a análise, as solicitações podem ser deferidas ou indeferidas. Se deferidas, o coordenador de curso elaborará um plano de estudo para aquele aluno a ser iniciado no semestre seguinte ao deferimento.

Mas por que a matrícula foi cancelada?

A UFC permite que o aluno interrompa o curso por diversas maneiras, até o limite máximo de 4 (quatro) semestres, consecutivos ou não. No entanto, esta interrupção precisa ser solicitada, aceita e registrada através de trancamento total ou matrícula institucional para que não ocorra o cancelamento de matrícula. Ou seja, provavelmente o aluno que teve a matrícula cancelado “abandonou”.

Mas existem outros motivos para ter a matrícula cancelada: como reprovação por falta em mais de quatro disciplinas e reprovação por falta após o aluno ter assinado termo de ciência para liberação de matrícula bloqueada. No entanto, todos os estudantes, em qualquer caso de matrícula cancelada, têm o direito de solicitar reabertura de matrícula.

E o aluno que pediu Reabertura de Matrícula mais foi indeferida, o que fazer?

O estudante que tenha a solicitação de reabertura de matrícula indeferida, possivelmente tenha perdido o vínculo definitivamente com a UFC, podendo retornar apenas com a seleção de novos alunos. No entanto, as disciplinas cursadas e aprovadas não foram tempos gastos em vão. O estudante pode aproveitá-las no mesmo curso (se futuramente for aprovado em seleção), ou em cursos diferentes na UFC ou em outras instituições de ensino superior. Basta pedir pelo aproveitamento de estudos.

Acesse também ao vídeo explicativo:

Tudo que você precisa saber sobre: Matrícula Cancelada e Matrícula Bloqueada

Por isso, aluno EAD…

Se você estiver impossibilitado de cursar o semestre informe-se como realizar trancamento total, trancamento parcial ou matrícula institucional e evite ser jubilado, ou seja, perder o direito de renovar sua matrícula na UFC e abrir mão de se formar em umas das melhores universidades do Brasil.

Tudo que você precisa saber sobre: Matricula institucional e Trancamento de Matrícula

8 thoughts on “Diferenças entre Matrícula Bloqueada x Matrícula Cancelada

1. Bom dia.
    Eu estou sem estudar por dois semestres, mas as disciplinas que falta para concluir totalmente o curso de letras inglês, não estão sendo ofertadas a mas de seis semestres mesmo estando lo elenco de disciplina.
    RM0510
    LÍNGUA INGLESA IV-A: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL
    RM0836
    FONOLOGIA SEGMENTAL DA LINGUA INGLESA
    Como devo fazer para não ter a matrícula cancelada?

1. Olá, Justino Pereira. Como refere-se o texto, a matrícula é cancelada quando o aluno “abandona” o curso, ou seja, não justifica a sua ausência. Se você aguarda apenas a oferta das disciplinas para se formar, pode fazer trancamento, caso as disciplinas não sejam ofertadas, e se passar do limite de trancamento, informar à secretaria que está aguardando as disciplinas. É importante informar à coordenação de curso as disciplinas pendentes.

2. Olá,

Tive minha filha ano passado e concomitantemente, um trabalho informal que me impossibilitou de concluir o semestre. Perdi o período de trancamento. Posso ainda solicitar reabertura de matrícula?

1. Olá, Cleidina. Se sua matrícula estiver cancelada, todos os alunos têm o direito de solicitar a Reabertura de Matrícula. O que diz o sistema? Pois caso não esteja ainda cancelada os procedimentos são diferentes.

3. BOM DIA, ESTOU COM A MATRICULA CANCELADA O QUE DEVO FAZER ? NESSE CASO DEVO PEDIR TRANCAMENTO DE MATRICULA ? PARA DEPOIS PEDIR REABRIMENTO DE MATRICULA O QUE DEVO FAZER NESSE CASO , PARA NÃO SER JUBILADO.

4. Minha matrícula está como cancelada por conta de desistência. Na época optei por curso presencial na UFC. O arrependimento é enorme, gostaria de saber se há possibilidade de retorno. Desde já agradeço.

Comments are closed.