Colação de grau dos alunos EAD concludentes em 2017.2 acontece na próxima segunda, 15 de janeiro

on

A colação de grau é o fechamento de um ciclo muito importante para os estudantes, que com esforço, confiança e garra conquistaram a tão almejada formação superior. Sem dúvida, este é apenas o começo de uma nova caminhada.

No entanto, é importante que o aluno saiba que para ele terminar o curso de graduação é preciso cumprir com algumas obrigações necessárias exigidas pelo Ministério da Educação e o Regimento Geral da UFC. Dentre essas obrigações temos:

  • ser aprovado em todas as disciplinas obrigatórias da matriz curricular do curso,
  • realizar o número mínimo de disciplinas optativas exigidas pelo curso,
  • aproveitar 200 horas em atividades complementares e
  • ter feito a prova do Enade (ou solicitado pedido de dispensa) caso tenha sido convocado/inscrito.

Os estudantes que não cumpriram alguns desses requisitos não estarão aptos para a colação de grau. Porém não é motivo para desespero! O aluno pode e deve recuperar as atividades não cumpridas nos semestres seguintes e assim, colar grau com todo direito! E ainda escutar do Reitor a frase mais importante dessa jornada: “vocês estão formados pela Universidade Federal do Ceará”.

 

Acesso à lista dos concludentes de 2017.2:

  • Lista de formandos 2017.2: clique aqui (Lista atualizada em: 15/01/2018, às 12:30)

OBS: Esta lista ainda poderá ser alterada até a data da colação.

 

Para quem está apto a colar grau, fique atento às 10 dicas IMPORTANTÍSSIMAS para a Colação de Grau:

  1. A cerimônia de colação de grau dos alunos da graduação a distância da UFC acontece dia 15 de janeiro de 2018, às 19h, na Concha Acústica da UFC, Reitoria, Campus do Benfica, Fortaleza. A cerimônia dura em média 1h.
  2. Todos os concludentes deverão chegar 1 hora antes da solenidade, portanto às 18 horas. É complicado estacionar no entorna da Reitoria, então, é recomendado ao concludente chegar mais cedo para evitar atrasos.
  3. Todos os concludentes devem estar acompanhados de um padrinho ou uma madrinha, que estão convidados a sentar ao lado do formando no momento da cerimônia de colação.
  4. A solenidade de colação é aberta ao público. No entanto, no momento da cerimônia, os assentos são reservados aos formandos e padrinhos ou madrinhas. Nesse mesmo dia, colam grau concludentes da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem; Faculdade de Medicina; Instituto de Cultura e Arte; Instituto de Educação Física e Esportes; Instituto UFC Virtual e Instituto de Ciências do Mar. Logo após os assentos reservados aos formandos e padrinhos, os espaços que sobrarem podem ser ocupados pelos demais convidados.
  5. É obrigatório o uso da beca. Os concludentes devem vestir a beca antes de assinar a ata de colação de grau. As cores das faixas são: azul celeste para os cursos de Bacharelado em Administração e Administração com Foco em Gestão Pública e Licenciaturas em: Física, Matemática, Química e Pedagogia, e roxa para os cursos de: Letras-Espanhol, Letras-Inglês e Letras-Português.
  6. Antes da cerimônia de colação, o aluno deve procurar o local de assinatura da Lista de Presença da Ata de Colação de Grau. Os locais estarão indicados nas paredes da Reitoria. Ao chegar, basta procurar a mesa referente à UFC Virtual (Instituto Universidade Virtual) e seu curso. O ALUNO QUE NÃO ASSINAR A LISTA DE PRESENÇA ANTES DA COLAÇÃO NÃO RECEBE DIPLOMA, TENDO QUE ESPERAR A PRÓXIMA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO, NO PRÓXIMO SEMESTRE.
  7. Os alunos deverão levar identidade ou qualquer outro documento oficial com foto, pois devem apresentá-lo ao assinar a ata de colação de grau. Quem não puder estar presente nesta data, a assinatura da LISTA DE PRESENÇA pode ser feita por um procurador, que deve entregar ao secretário presente uma procuração registrada em cartório, além de cópia da procuração, cópia do documento de identificação do procurador e cópia do documento de identidade do aluno formando.
  8. No dia 9 de janeiro haverá ensaio de colação de grau, na Concha Acústica da UFC, às 18h30. A presença não é obrigatória para os alunos EAD. Os concludentes que residem na Região Metropolitana de Fortaleza estão convidados. Você também pode assistir a um ensaio de colação passado. São as mesmas instruções, MAS ATENÇÃO: CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR AS DATAS: https://www.youtube.com/watch?v=7-n1cee2B6I&t=236s.
  9. A colação de grau é uma solenidade tradicional direcionada aos estudantes concludentes. Com o número grande de formandos, o espaço pode ficar desconfortável para receber os demais convidados. Assim, é importante ressaltar que o evento não inclui serviço de buffet ou afins, recepção de alunos e convidados e não faz exigência para trajes especiais dos convidados.
  10. No entanto, manifestações de alegria estão liberadas. Formandos e convidados podem e devem levar confetes, serpentinas, balões e demais utensílios que tornem a comemoração ainda mais festiva. Mas cuidado! Por motivo de segurança, não estão permitidos fogos de artifício. O cerimonial da UFC pede também cautela com apitos e buzinas para que o barulho não prejudique os discursos do Reitor, docentes e discentes.

 

OBS: Os alunos não receberão o diploma no dia da cerimônia. O prazo para recebimento do documento é de 60 dias após a assinatura da ATA DE COLAÇÂO. O diploma será entregue, em mãos, aos formandos (ou por procuração) ou ao coordenador do polo, no Setor de Protocolo da Prograd, no Campus do Pici.

Sugestão de aluguel de beca e fotografias: Vip Produções. No dia da colação de grau da UFC, a empresa de eventos estará prestando os serviços de aluguel de beca e fotografias dos formandos, porém, caso tenha interesse, o aluno precisa reservar o traje com antecedência. Reserva de beca online: www.vipproducoes.com.br / Contato: (85) 3224-7073 / 3264-6302.

6 thoughts on “Colação de grau dos alunos EAD concludentes em 2017.2 acontece na próxima segunda, 15 de janeiro

  1. A cerimônia de colação de grau dos alunos da graduação a distância da UFC acontece dia 15 de agosto de 2018, às 19h, na Concha Acústica da UFC, Reitoria, Campus do Benfica, Fortaleza. A cerimônia dura em média 1h.?????

    como assim? não é dia 15/01/2018 não? Essa informação que estavamos sabendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *