Solicitação de dispensa do Enade 2017 foi prorrogada até o dia 22 de dezembro

Os alunos dos cursos de graduação a distância inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que faltaram à prova, realizada no dia 26 de novembro de 2017, podem pedir dispensa até o dia 22 de dezembro. De acordo com o Edital nº 26 do Enade/2017, as Instituições de Ensino Superior farão a análise das dispensas de acordo com a documentação comprobatório de impedimento de participação, estabelecida pelo mesmo edital.

Os alunos nesta situação devem estar atentos aos documentos necessários para protocolar ao pedido de dispensa, abaixo listados:

1. requerimento que se encontra no anexo ou no site da Prograd; link: http://www.enade.ufc.br/wp-content/uploads/2017/11/requerimento-de-dispensa-enade.pdf
  2. documento comprobatório referido no edital*;
  3. cópia da RG.

Os documentos devem ser entregues no polo ou na secretaria de curso até a sexta-feira, 22 de dezembro.

Já os alunos que realizaram a prova e responderam ao Questionário do Estudante podem conferir a sua situação de regularidade no Enade, na página do Inep, no dia 20 de dezembro.

Para mais informações, acesse:

*Critérios para deferimento de dispensa – Enade 2017 1Acidentes – apresentação de boletim de ocorrência policial dentro do prazo de validade com relato de acidente de trânsito no dia de realização do Enade (26/11/2017), antes das 13h (horário oficial de Brasília-DF), com envolvimento do estudante (validar Boletim Eletrônico de Ocorrência). 2. Assalto – apresentação de boletim de ocorrência policial dentro do prazo de validade relatando situação de assalto no dia de realização do Enade, antes das 13h (horário oficial de Brasília-DF), com envolvimento do estudante na condição de vítima. 3. Casamento – apresentação de certidão de casamento do estudante, ocorrido em até 9 (nove) dias de antecedência da data do Exame. 4. Documento de Identificação – apresentação de boletim de ocorrência dentro do prazo de validade comprovando roubo ou furto de seus documentos de identificação no dia da realização do Enade. 5. Atividade curricular ou afim – apresentação de declaração ou documento congênere que comprove que o estudante estava em desenvolvimento de atividade curricular fora do município sede do curso e não houve, pela IES, alteração de localidade de aplicação de prova. 6. Luto – apresentação de certidão de óbito ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data do Exame. 7. Acompanhamento de cônjuge – apresentação de documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 8. Saúde – apresentação de atestado médico especificando necessidade de repouso que contemple o dia de realização do Enade, com carimbo (contendo o CRM) e assinatura do médico. Também serão aceitos, atestados de acompanhamento de familiar (cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente econômico – devidamente qualificado, avôs, avós). 9. Licença Maternidade – apresentação de atestado médico detalhando a licença maternidade da estudante, com carimbo (contendo o CRM) e assinatura do médico, cujo período de 180 (cento e oitenta) dias contemple o dia 26/11/2017. Igualmente será concedida licença maternidade para os casos de adoção, devidamente documentada. 10. Licença Paternidade – apresentação de certidão de nascimento ou adoção de filho, cujo período de 5 (cinco) dias contemple o dia 26/11/2017. 11. Trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade profissional no dia 26/11/2017, com identificação do empregador responsável pela declaração. 12. EAD – situação de estudante de curso de educação a distância sem alteração de localidade de aplicação de prova pela IES.

7 thoughts on “Solicitação de dispensa do Enade 2017 foi prorrogada até o dia 22 de dezembro

1. Olá, Leonardo, esse é o período para as IES avaliarem as solicitações de dispensas e registrarem no sistema do Inep. Os alunos da EAD precisam entregar a solicitação até hoje, dia 22 de dezembro, para que a documentação tenha tempo hábil para chegar à Prograd da UFC, em Fortaleza.

1. Olá, Amanda. Não podemos responder por sua instituição se não for a UFC. Veja os links na matéria que levam ao edital e informações gerais sobre o Enade 2017 para tratar diretamente com o Inep.

1. Boa noite, eu não consegui responder ao questionário, porque meu acesso ao sistema ENADE NÃO FOI LIBERADO. Coloquei o meu CPF e a SENHA que foi enviada para meu e-mail. Mas NÃO liberava. Como não consegui imprimir o comprovante eu não fiz prova também. Não deu tempo de eu resolver isso com antecedência porque eu estava acompanhando minha amiga que estava de recuperação de uma operação de câncer no intestino. o que faco? Agora também não estou encontrando o link para realizar a minha justificativa. obrigado.