Solicitação de dispensa do Enade 2017 foi prorrogada até o dia 22 de dezembro

Os alunos dos cursos de graduação a distância inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que faltaram à prova, realizada no dia 26 de novembro de 2017, podem pedir dispensa até o dia 22 de dezembro. De acordo com o Edital nº 26 do Enade/2017, as Instituições de Ensino Superior farão a análise das dispensas de acordo com a documentação comprobatório de impedimento de participação, estabelecida pelo mesmo edital.

Os alunos nesta situação devem estar atentos aos documentos necessários para protocolar ao pedido de dispensa, abaixo listados:

1. requerimento que se encontra no anexo ou no site da Prograd; link: http://www.enade.ufc.br/wp-content/uploads/2017/11/requerimento-de-dispensa-enade.pdf
  2. documento comprobatório referido no edital*;
  3. cópia da RG.

Os documentos devem ser entregues no polo ou na secretaria de curso até a sexta-feira, 22 de dezembro.

Já os alunos que realizaram a prova e responderam ao Questionário do Estudante podem conferir a sua situação de regularidade no Enade, na página do Inep, no dia 20 de dezembro.

Para mais informações, acesse:

*Critérios para deferimento de dispensa – Enade 2017 1Acidentes – apresentação de boletim de ocorrência policial dentro do prazo de validade com relato de acidente de trânsito no dia de realização do Enade (26/11/2017), antes das 13h (horário oficial de Brasília-DF), com envolvimento do estudante (validar Boletim Eletrônico de Ocorrência). 2. Assalto – apresentação de boletim de ocorrência policial dentro do prazo de validade relatando situação de assalto no dia de realização do Enade, antes das 13h (horário oficial de Brasília-DF), com envolvimento do estudante na condição de vítima. 3. Casamento – apresentação de certidão de casamento do estudante, ocorrido em até 9 (nove) dias de antecedência da data do Exame. 4. Documento de Identificação – apresentação de boletim de ocorrência dentro do prazo de validade comprovando roubo ou furto de seus documentos de identificação no dia da realização do Enade. 5. Atividade curricular ou afim – apresentação de declaração ou documento congênere que comprove que o estudante estava em desenvolvimento de atividade curricular fora do município sede do curso e não houve, pela IES, alteração de localidade de aplicação de prova. 6. Luto – apresentação de certidão de óbito ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data do Exame. 7. Acompanhamento de cônjuge – apresentação de documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 8. Saúde – apresentação de atestado médico especificando necessidade de repouso que contemple o dia de realização do Enade, com carimbo (contendo o CRM) e assinatura do médico. Também serão aceitos, atestados de acompanhamento de familiar (cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente econômico – devidamente qualificado, avôs, avós). 9. Licença Maternidade – apresentação de atestado médico detalhando a licença maternidade da estudante, com carimbo (contendo o CRM) e assinatura do médico, cujo período de 180 (cento e oitenta) dias contemple o dia 26/11/2017. Igualmente será concedida licença maternidade para os casos de adoção, devidamente documentada. 10. Licença Paternidade – apresentação de certidão de nascimento ou adoção de filho, cujo período de 5 (cinco) dias contemple o dia 26/11/2017. 11. Trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade profissional no dia 26/11/2017, com identificação do empregador responsável pela declaração. 12. EAD – situação de estudante de curso de educação a distância sem alteração de localidade de aplicação de prova pela IES.

6 thoughts on “Solicitação de dispensa do Enade 2017 foi prorrogada até o dia 22 de dezembro

1. Olá, Leonardo, esse é o período para as IES avaliarem as solicitações de dispensas e registrarem no sistema do Inep. Os alunos da EAD precisam entregar a solicitação até hoje, dia 22 de dezembro, para que a documentação tenha tempo hábil para chegar à Prograd da UFC, em Fortaleza.

1. Olá, Amanda. Não podemos responder por sua instituição se não for a UFC. Veja os links na matéria que levam ao edital e informações gerais sobre o Enade 2017 para tratar diretamente com o Inep.