Calendário Acadêmico 2018 – cursos EAD

on

JANEIRO 

23 a 26 Período de matrícula Curricular e Institucional 2018.1
30, 31 Período de Ajuste de Matrícula

 

FEVEREIRO 

01 Período de Ajuste de Matrícula

 

MARÇO 

01 Início do período letivo 2018.1
12 a 15 Período de solicitação de Reabertura de Matrícula para o semestre 2018.2

 

MAIO DE 2018

02 a 04 Período de solicitação de Trancamento parcial 2018.2
22 a 25 Período de solicitação de mudança de polo para o semestre 2018.2

 

JUNHO 

26 Último dia para pedidos de Trancamento Total de matrícula referente ao semestre 2018.1.
28 Fim do período letivo 2018.1

 

JULHO 

09 Prazo final para lançamento de notas 2018.1
16 a 19 Período de matrícula Curricular e Institucional 2018.2
23 a 25 Período de Ajuste de Matrícula 2018.2

 

AGOSTO 

06 Início do período letivo 2018.2

 

SETEMBRO 

10 a 14 Período de solicitação de Reabertura de Matricula para o semestre 2019.1

 

OUTUBRO 

03 a 05 Período de solicitação de Trancamento parcial 2018.2
23 a 26 Período de solicitação de mudança de polo 2018.2

 

NOVEMBRO 

30 Último dia para pedidos de trancamento total de matrícula referente ao semestre 2018.2.

 

DEZEMBRO 

06 Fim do Período Letivo 2018.2
17 Prazo final para lançamento de notas 2018.2

 

 

 

72 thoughts on “Calendário Acadêmico 2018 – cursos EAD

    1. Olá, Hilário. Há processo de seleção realizado pela Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV), que utiliza a nota do Enem como critério de classificação. No entanto, não há previsão para seleção em 2018.1.

        1. Olá, Vilberlandia. No momento, a entrada aos cursos de EAD só acontece por aproveitamento da nota do Enem e por inscrição em edital próprio. Provavelmente não haverá seleção para o semestre 2018.1.

          1. Olá, Maeva. Os cursos de educação a distância da UFC são ofertados em parceria com a Capes pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. A UFC não tem autonomia na oferta, ela precisa de autorização da Capes para garantir a manutenção de novas vagas. Entenda mais em: http://www.capes.gov.br/uab.

  1. Já estava ansioso por esse calendário!
    Curso maravilhoso o de Pedagogia. Imaginei que seria muito complicado por ser a distância, entretanto, estou gostando bastante. Já me vejo com meu Diploma nas mãos!

        1. Olá, Valdenia. Não estamos com inscrições abertas para cursos de pós-graduação da UFC Virtual. Para mais informações, contate a coordenação de cada curso.

    1. Olá, Maria Leona. Você terá que se informar com a Prograd UFC ou as próprias redes sociais da UFC, pois não temos informações sobre o curso de Gastronomia.

    1. Olá, Iago, a transferência de polo tem data específica para solicitação. Após a análise e deferimento da solicitação, a transferência é realizada no semestre seguinte. Consulte o calendário acima.

    1. Olá, Pedro Alexandre. O último edital considerou as quatro edições anteriores do Enem. Só podemos afirmar com o lançamento do edital. Até o momento, não há previsão para seleção em 2018.1.

    1. Olá, Suyanne. Infelizmente não contamos com a opção de entrada de graduados na EAD. Para ingressar nos cursos EAD, as últimas seleções utilizaram a nota do Enem e inscrição em edital próprio. No entanto, até o momento, não há previsão para seleção em 2018.1.

    1. Olá, Franscisco Elves. Você terá que aguardar lançamento de edital de seleção pela CCV, mas, provavelmente, os cursos EAD da UFC não terão seleção em 2018.1.

  2. Gostaria de uma justificativa plausível para que o registro de uma das minhas disciplinas ainda não foi lançada, visto que o prazo foi até o dia 20/12. O professor enviou a nota no inicio de dezembro para coordenadora Mª da Glória e até o presente a mesma não lançou. Sem falar nos emails que enviei para mesma afim de obter alguma resposta. (Disciplina: Tópicos Avançados da Gramática da Língua Inglesa)

    1. Olá, Ribeiro Júnior. Como você mesmo disse, as notas foram repassadas à coordenação de curso, profª Maria Glória, e só ela poderá, então, dar a você a justificativa ou mais informações sobre o assunto.

  3. Olá sou aluna do curso de espanhol ead e realizei um trancamento total em 2016.1 Estou com duvidas, pois gostaria de reabrir o meu curso. Ou não posso mais ?

    1. Olá, Paula Suyanne. Caso tenha feito trancamento total em 2016.1 e não tenha realizado mais trancamentos desde então, sua matrícula deve estar cancelada e poderá entrar com pedido de reabertura de matrícula (veja datas no calendário acima). Caso tenha renovado a matrícula ou trancamento de 2016.1 para cá, realize a sua matrícula normalmente durante o período de matrícula 2018.1 no Módulo Acadêmico: http://www.moduloacademico.ufc.br.

  4. Olá, boa tarde! Já sou graduada pela UFC, Gostaria de saber se posso ingressar no curso de licenciatura a distância, pois não fiz enem. Posso entrar como graduada?

    1. Olá, Lêda Silva. Infelizmente não contamos com a opção de entrada de graduados na EAD. Para ingressar nos cursos EAD, as últimas seleções utilizaram a nota do Enem e inscrição em edital próprio. No entanto, até o momento, não há previsão para seleção em 2018.1.

  5. Olá, Lêda Silva. Infelizmente não contamos com a opção de entrada de graduados na EAD. Para ingressar nos cursos EAD, as últimas seleções utilizaram a nota do Enem e inscrição em edital próprio. No entanto, até o momento, não há previsão para seleção em 2018.1.

  6. Olá boa noite gostaria de saber em relação as horas complementares até quando posso enviá las tendo em vista que colocou grau em 2018.2. Quanto tempo demora para contabilizar minhas horas? E se eu não possuir as 200 horas, o que acontece?

  7. Olá, Virgínia. O ideal é que você dê entrada nas suas atividades complementares um semestre antes de se formar. Mas, o prazo máximo é de 60 dias antes do término do semestre de formatura. Você deve entregar toda a documentação reunida no polo que estuda ou na secretaria do seu curso. Caso falte horas em atividades complementares e tenha tempo hábil para realizar e entregar outras declarações/certificações, elas serão analisadas a parte e somadas as atividades anteriores que já tenham sido aprovadas. Saiba mais em: Tudo o que você precisa saber sobre: Atividades Complementares – https://www.youtube.com/watch?v=7spT6gF-uEE

  8. Olá, boa tarde!
    No semestre 2017.1 eu fiz cinco disciplinas, mas aconteceram alguns problemas que fizeram com que eu deixasse de fazer as mesmas, abandonei o curso nesse último semestre, digamos assim. Mas, agora eu pretendo retornar ao curso, porém, dentre essas cinco disciplinas, eu só passei em 1. Três eu reprovei por não frequência e a outra por nota. Tenho chance de repor, porque quero voltar a estudar o curso. Poderia me orientar a melhor maneira de como eu devo proceder? Grata desde já.

    1. Olá, Laryce. Talvez sua matrícula esteja apenas bloqueada e você poderá resolver no próprio polo, durante o período de matrícula. Ao ser desbloqueada, assinando Termo de Ciência, você pode realizar a matrícula normalmente no período indicado no calendário acadêmico. Se sua matrícula estiver cancelada terá que esperar o período para solicitação de reabertura de matrícula em 2018.1 para possível regresso em 2018.2. Confira datas no calendário acadêmico da EAD acima.

  9. Gostaria de saber se há alguma previsão de outros cursos além dos sete disponíveis. Mesmo que seja pra daqui uns anos (ainda estou no ensino médio), pois esses cursos ofertados atualmente não são interessantes pra mim.

  10. Estou matriculado no curso EAD da Universidade Estadual de Pernambuco (Administração Pública). Posso participar do processo seletivo para 2018.2 tendo sido aprovado nesse vestibular?

    1. Olá, Carlos Castro. Até o momento, não há previsão para seleção em 2018. A forma de ingresso nos cursos EAD tem acontecido apenas por seleção de novos alunos, por meio de aproveitamento da nota do Enem e não dispomos da opção de transferência de outras instituições.

    1. Olá, Laryce. O restaurante universitário é direito dos alunos presenciais que têm obrigação de assistir aula presencialmente nos campi. Os alunos EAD podem frequentar os campi, mas não têm obrigação da presença, entende? Ou seja, sua estadia nos campi é opcional. Por isso não têm direito (no sentido de regulamentação/lei) ao restaurante universitário.

    1. Olá, Assis. Todo aluno com situação de cancelamento de matrícula tem direito de solicitar a Reabertura de Matrícula, independente do tempo que tenha se distanciado da universidade. O que não é uma garantia de regresso à UFC. O pedido será analisado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e caso a solicitação seja deferida, o aluno deve regressar no semestre seguinte.

        1. Então, Marcos. Possibilidade sempre há, mas não podemos ainda confirmar, ok? Se houver seleção, o Instituto UFC Virtual fará ampla divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *