Dispensa Enade 2017: alunos que não realizaram a prova devem justificar ausência até dia 8

on

Os alunos dos cursos de graduação a distância inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que faltaram à prova, realizada no dia 26 de novembro de 2017, podem pedir dispensa até o dia 8 de dezembro. De acordo com o Edital nº 26 do Enade/2017, as Instituições de Ensino Superior farão a análise das dispensas de acordo com a documentação comprobatório de impedimento de participação, estabelecida pelo mesmo edital.

Os alunos nesta situação devem estar atentos aos documentos necessários para protocolar ao pedido de dispensa, abaixo listados:

  1. requerimento que se encontra no anexo ou no site da Prograd; link: http://www.enade.ufc.br/wp-content/uploads/2017/11/requerimento-de-dispensa-enade.pdf 
  2. documento comprobatório referido no edital*;
  3. cópia da RG.

Os documentos devem ser entregues no polo ou na secretaria de curso até a sexta-feira, 8 de dezembro.

Já os alunos que realizaram a prova e responderam ao Questionário do Estudante podem conferir a sua situação de regularidade no Enade, na página do Inep, no dia 20 de dezembro.

Para mais informações, acesse:

 

*Critérios para deferimento de dispensa – Enade 2017 1Acidentes – apresentação de boletim de ocorrência policial dentro do prazo de validade com relato de acidente de trânsito no dia de realização do Enade (26/11/2017), antes das 13h (horário oficial de Brasília-DF), com envolvimento do estudante (validar Boletim Eletrônico de Ocorrência). 2. Assalto – apresentação de boletim de ocorrência policial dentro do prazo de validade relatando situação de assalto no dia de realização do Enade, antes das 13h (horário oficial de Brasília-DF), com envolvimento do estudante na condição de vítima. 3. Casamento – apresentação de certidão de casamento do estudante, ocorrido em até 9 (nove) dias de antecedência da data do Exame. 4. Documento de Identificação – apresentação de boletim de ocorrência dentro do prazo de validade comprovando roubo ou furto de seus documentos de identificação no dia da realização do Enade. 5. Atividade curricular ou afim – apresentação de declaração ou documento congênere que comprove que o estudante estava em desenvolvimento de atividade curricular fora do município sede do curso e não houve, pela IES, alteração de localidade de aplicação de prova. 6. Luto – apresentação de certidão de óbito ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data do Exame. 7. Acompanhamento de cônjuge – apresentação de documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 8. Saúde – apresentação de atestado médico especificando necessidade de repouso que contemple o dia de realização do Enade, com carimbo (contendo o CRM) e assinatura do médico. Também serão aceitos, atestados de acompanhamento de familiar (cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente econômico – devidamente qualificado, avôs, avós). 9. Licença Maternidade – apresentação de atestado médico detalhando a licença maternidade da estudante, com carimbo (contendo o CRM) e assinatura do médico, cujo período de 180 (cento e oitenta) dias contemple o dia 26/11/2017. Igualmente será concedida licença maternidade para os casos de adoção, devidamente documentada. 10. Licença Paternidade – apresentação de certidão de nascimento ou adoção de filho, cujo período de 5 (cinco) dias contemple o dia 26/11/2017. 11. Trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade profissional no dia 26/11/2017, com identificação do empregador responsável pela declaração. 12. EAD – situação de estudante de curso de educação a distância sem alteração de localidade de aplicação de prova pela IES.

8 thoughts on “Dispensa Enade 2017: alunos que não realizaram a prova devem justificar ausência até dia 8

  1. Boa tarde.
    A previsão para minha colação de grau será no segundo semestre de 2018-2.
    Eu gostaria de saber se tenho que justificar opor não comparecer a prova do Enade.

  2. Olá. Se você estava inscrito para a prova do Enade e atende a um dos critérios referidos, é importante que solicite a dispensa para que não fique em situação irregular com o Inep. No entanto, se ainda vai se formar em 2018.2, há tempo de regularizar a situação no próximo Enade.

  3. Boa tarde!

    Sou aluna da Ead e perdi a prova do Enade, mas ainda tenho duas disciplinas para concluir, o que devo fazer se não me enquadrar em nenhuma destas alternativas?

    1. Olá, Daniele. Você, então, terá que aguardar a próxima edição do Enade para solicitar regularização com o Inep. Estas informações estão no Edital e na opção perguntas e respostas. Consulte links acima.

  4. Bom dia ! Faltei ao enade o ultimo dia 25-11-17 por motivo de saúde, entreguei a justificativa (atestado médico) na secretaria do curso no dia 28-11, mas minha colação será no inicio de fevereiro de 2018, vou conseguir participar ?

    1. Olá, Renan. De acordo com o Edital 26/2017, o item 14.4 ressalta:
      14.4 O resultado do processo de dispensa deverá ser registrado no sistema pelo Coordenador de Curso, por meio de ambiente do Coordenador no Sistema Enade, disponível no endereço: http://enade.inep.gov.br, no período de 22 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018.
      Ou seja, o prazo máximo para que o coordenador de curso registro o seu deferimento (caso seja aceito) é dia 31 de janeiro.

  5. Boa noite ,desde que abriram os links para preencher o questionário obrigatório ,venho tentando sem sucesso responder o mesmo e sempre dá a mesma resposta erro ,liguei no inep e a pessoa que me atendeu me disse que eu tinha que tirar um print da tela e enviar ,o que eu faço?

    1. Olá, Izânia. Você enviou o print da tela ao Inep, como solicitado? Se realizou a prova ou solicitou a dispensa no período recomendado aguarde a lista do deferidos do Enade 2017 que será divulgado este mês de dezembro na página do Inep. Caso não esteja na relação dos deferidos deverá entrar em conato com a coordenação do seu curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *