O Enade chegando, estaremos de “corpo e alma”.

Por: Pedro Gerard,
aluno de Letras-Português UAB/UFC,

Agente de Comunicação no Polo de Jaguaribe.

Quem é estudante da UFC Virtual nesta última terça-feira (31/10) teve a oportunidade de participar do Seminário Interativo para tirar dúvidas e trazer esclarecimentos sobre o ENADE 2017. Evento esse que foi realizado pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Acadêmicas (COPAV) e tratou de assuntos bem importantes, mostrando a relevância que o Exame é para o Estudante e a Instituição.

Os principais pontos tratados no Seminário foram os resultados que a UFC vem obtendo através das avaliações externas e sua consolidação como uma Instituição de Ensino Superior de destaque internacional. Outro ponto foi a importância da participação dos estudantes e que estes possam estar de “corpo e alma” para a realização da prova, tendo a consciência e a relevância para o processo.

Para entender melhor o que é o ENADE podemos até fazer uma comparação, de modo simples e bem didático: O ENADE está para o Ensino Superior, assim como ENEM está para o Ensino Médio.

Ao longo de nossa existência passamos por diversas “provas”, “testes” e “avaliações”, sejam elas na nossa vida pessoal, acadêmica ou profissional, mas para que possamos sempre alcançar nossos objetivos, temos que nos preparar para conseguir o resultado esperado. Ao longo do nosso curso nos preparamos para enfrentar o desafio deste exame, a UFC nos disponibilizou através dos seus professores o conhecimento técnico cientifico necessário; nossa consciência crítica foi desenvolvida através das instigações que estes profissionais nos propiciaram e neste momento em que estamos na contagem regressiva para o ENADE devemos nos recolher intimamente e refletir sobre os detalhes que realmente almejamos para nosso futuro.

Infelizmente alguns estudantes irão dizer que não houve “estímulo”, que a prova é difícil. Realmente concordo que é muito importante estimular a dedicação mútua entre os estudantes e a Universidade e acredito que no futuro possam surgir ações que venham a trabalhar nos acadêmicos esse “interesse”, principalmente aos educandos de EaD, com um trabalho voltado para a preparação com simulados e resolução de questões, fazendo com que o aluno possa se familiarizar com o estilo das questões e da prova.

Acesse a videoconferência gravada do Seminário Interativo sobre o Enade 2017 com o professor André Jalles, da Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) UFC: