Este ano de 2017, mais de 30 cursos de graduação de todo o Brasil serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dentre bacharelados, licenciatura e tecnólogo, com provas direcionadas aos alunos, realizada dia 26 de novembro, de forma presencial. Dentre os cursos ofertados pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), seis estão convocados: Física, Matemática, Química, Letras-Português, Letras-Inglês e Pedagogia.

Mas não são todos os alunos que realizarão a prova, e nem uma amostragem aleatória. Na verdade, TODOS os alunos concluintes, com perspectiva de término até julho de 2018 foram inscritos pela coordenação de curso e devem realizar a prova.

O exame é obrigatório para os convocados. Caso faltem, os estudantes ficarão irregulares no Enade e não poderão colar grau até a regularização da sua situação, possível apenas em uma próxima edição do exame.

Mas o que é o Enade? O que vai cair na prova? Como devo proceder?

São muitas as dúvidas ainda? A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Acadêmicas (COPAV), da UFC, está realizando seminários interativos para responder dúvidas dos alunos participantes do Enade 2017. Os alunos de Educação a Distância da UFC têm um encontro marcado por videoconferência no dia 31 de outubro, às 19h (horário do Ceará). Acesse o link para a videoconferência: https://live.virtual.ufc.br/userportal/webcast_wait.html?id=cffb037547d713fd48c4a1b60da65f1c.

É importante que o aluno envie suas dúvidas até um dia antes (30/10), para facilitar as orientações e apresentação do exame, pelo e-mail: enade@virtual.ufc.br. A prova será composta de 40 questões: 10 de formação geral e 30 de formação específica da área, de acordo com a matriz curricular de cada curso.

Saiba mais em:

Ah! E antes da Videoconferência, acesse o vídeo informativo:

17 thoughts on “Seminários Interativos Enade 2017. Este é o momento para tirar as dúvidas dos alunos inscritos no exame

1. eu estou sem contato com a faculdade pós não foram ofertadas nem uma disciplina neste semestre 2017.2 gostaria de saber se tenho que fazer a prova e se tiver incluso na lista onde fica o local de prova.

1. Então, Justino. Caso seja concluinte e esteja inscrito no Enade 2017 você deve acessar a sua inscrição no Inep, realizar o cadastro, respondendo o questionário do estudante, e aguardar a informação de indicação do seu local de prova.

1. Olá, Vanderlea, você terá que obter mais informações diretamente com as redes sociais da UFC ou Pró-Reitoria de Graduação da UFC, pois na nossa unidade acadêmica, Instituto UFC Virtual, não é ofertado o curso de Psicologia.

2. Gostarica de saber quais cursos de especialização a distância serão oferecidos, na área de educação, em 2018 e se ainda existe algum com inscrição aberta. Obrigada.

3. Gostaria de saber o que está acontecendo com a UFC Virtual, pois no curso de física só foram ofertadas as disciplinas do 3º e do 9º semestre? Eu preciso fazer uma disciplina do 5º semestre e ela não pode ser ofertada por falta de verba.
    Quando iremos nos formar? Todo semestre vai ser assim?

1. Olá, Nairys. As disciplinas regulares aos semestres vigentes têm prioridade na oferta de disciplinas. O aluno que tranca ou perde a disciplina por qualquer motivo assume o risco de atrasar a formatura. A cada disciplina atrasada, mas distante ficará a colação de grau.

1. Olá, Rochelle. Não estamos com seleção aberta para os cursos de graduação EAD. Ainda não temos previsão para nova seleção nem detalhes sobre processo seletivo. Na última seleção, em 2017, foi utilizada como critério de classificação a nota do Enem.